Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é uma Medicina Holística que considera o ser humano como um ser indivisível que não pode ser entendido através de uma análise que separe as suas partes. Em grego “holos” significa “todo”.

A Medicina Holística não é uma especialidade médica exclusiva mas sim uma abordagem que pode ser aplicada por qualquer tipo de Medicina. E é esse o caso da Medicina Tradicional Chinesa que, sendo holística, olha para o corpo e a mente do paciente como um todo indivisível que se influencia mutuamente. Se um paciente tiver um problema na mente, vai somatisá-lo nalguma parte do corpo, por exemplo, não dormindo ou não comendo. Se tiver um problema no corpo também vai afetar a sua mente, por exemplo, com angústia ou inquietação.

A Acupunctura é uma técnica usada pela Medicina Tradicional Chinesa e a profissão de Acupuntor está legalmente regulamentada pelo Ministério da Saúde e a sua prática devidamente reconhecida.

Sou diplomado pela Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, em Portugal e pela Universidade de Nanjing, na R.P. China, com a Cédula Profissional Definitiva de Acupuntor Nº 0500466 e associado da APAMTC – Associação Profissional de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa Nº 148.